terça-feira, 30 de abril de 2024


PRIMEIRO DE MAIO


AMANHÃ, 1o. DE MAIO, É DIA INTERNACIONAL DO TRABALHO, MELHOR DIZENDO, DO TRABALHADOR. É UM DIA QUE ME TOCA PARTICULARMENTE. LEMBRO-ME ESPECIALMENTE DE ALGUMAS CELEBRAÇÕES, COMO O DESFILE DA MASSA TRABALHADORA PELAS RUAS DE GENEBRA, SUIÇA EM 1974. UM LINDO ESPETÁCULO!

DESDE QUE INGRESSEI NO SENAC NACIONAL EM 1964 QUE DEI INÍCIO AOS ESTUDOS SOBRE O MUNDO DO TRABALHO E ME APROXIMEI DO MINISTÉRIO DO TRABALHO, AINDA NO RIO DE JANEIRO, NAQUELA ÉPOCA. DAÍ EM DIANTE FUI ME APROFUNDANDO COMO SOCIÓLOGO DO TRABALHO JÁ ACUMULEI ORDENS DO MÉRITO DO TRABALHO E DA JUSTIÇA DO TRABALHO.
Além dos estudos vieram as práticas. Fui o criador do Sistema Nacional de Emprego, SINE e coordenei a elaboração e aprovação da "Carta Sóciolaboral do MERCOSUL", em 1998, assinada no Rio de Janeiro pelos presidentes dos quatro países. Já testemunhei muitas mudanças no reino do trabalho e acompanhei a perda de centralidade do trabalho no mundo, infelizmente engolido politicamente pelo capital. Poderia passar muitas horas falando do tema e recomendo alguns filmes essenciais sobre ele, como "Tempos Modernos", de Chaplin e "Germinal" com Dupardieu. Se o trabalho organizado perdeu força, o trabalho como criação humana continua sendo um fator determinante em nossas vidas e no progresso da sociedade humana. Vida eterna às comemorações do DIA DO TRABALHADOR

Nenhum comentário: