segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Reflexões da Vida e da Política



Amanheci reflexivo, talvez pelo mal-tempo e o feriado (20\01\20). Daí recuperar alguns pensamentos do passado, com ajuda do Face. Mas outras reflexões continuam a me pressionar: O saber é conhecimento mais suas circunstâncias. Toda magia -- aprendemos na Antropologia --- pode implicar outra magia de igual poder e sentido contrário. Não devíamos votar em candidatos à reeleição nunca, a rotação no poder é uma das condições da democracia. FHC fez muito mal ao país ao comprar e instituir a reeleição para presidente. Nos lembrava o saudoso sábio Millor Fernandes, o pior malfeitor é o mais inteligente. Eleição não pode ser confundida com produto comercial e submetida a propaganda enganosa, os candidatos deviam ser obrigados a cumprir suas promessas de campanha a menos que novas circunstâncias possam explicar suas mudanças, que precisarão ser muito bem justificadas às nossas autoridades encarregadas de garantir que eleições não são anúncios de sabonetes ou cervejas, que você pode recomendar uma e usar outra. 

Podem variar os discursos e as intenções geralmente mesquinhas e imediatistas dos candidatos, mas a grande nação seguirá o mesmo rumo já traçado de país periférico, com algum meireles assegurando a preservação dos compromissos internacionais e um pequeno clube de notórios economistas liberais confeccionando o bolo governamental.

Muita pena que o PT se tenha descarrilhado. Era a única verdadeira alternativa política aos velhos e viciados partidos tradicionais, dominados por artimanhas financeiras forjadas pelas classes dominantes centradas no capitalismo financeiro. Uma grande pena para o país, porque além do crime hediondo de roubar o dinheiro público (todos deviam estar presos e submetidos a vexame para dar exemplo), perdemos a chance de viabilizar um partido de esquerda no país.

Nenhum comentário: