sexta-feira, 5 de abril de 2024

 A PROPÓSITO DO VASCO: A herança de Eurico não pode ser a única explicação pra o que acontece com o Vasco há muito tempo, mesmo antes dele. Acho por exemplo, que o confronto simbólico com Flamengo não ajuda nada. O Eurico usava muito esse expediente para esquentar os jogos entre os dois clubes e lotar o Maracanã. Mas isso atiçava também os jogadores e mudava a natureza dos duelos. Antes de Eurico já havia uma certa rixa, Desde o caso conhecido em que a torcida com os dirigentes do Flamengo literalmente roubaram os votos do Vasco das urnas num concurso para escolher o clube mais popular do Rio de Janeiro, portanto do país porque era a capital. Isso está contado em livro do Flamengo como um eito heroico. Oficialmente o sonho das autoridades do futebol era ter no FLA x FLU o maior clássico do futebol brasileiro.

Com o tempo já virou mito as vitórias do Flamengo em situações obscuras, como o caso do Argemiro que foi montado por um atacante do Flamengo para fazer de cabeça o gol de um título carioca. Depois tem o gol em impedimento ostensivo do Araujo, que deu mais um campeonato carioca ao Flamengo
Mais recente, mas não tanto, tem o goleiro de má memória do Flamengo saindo de campo com gestos e declaração de que vitória roubada era mais gostosa. E teve o período em que os juízes marcavam contra o Vasco para demonstrar publicamente que não eram comprados pelo Eurico, o tiro pela culatra. É sabido e histórico que o Vasco foi punido com expulsão pela Liga Principal Carioca e deixou de disputar dois anos o campeonato porque se recusava a eliminar negros no seu time.
Os outros clubes de destaque tiveram afinal de chamar o Vasco de volta porque um campeonato sem o Vasco já não era indiscutível.
Eu poderia passar o dia mostrando como o Vasco passou a ser uma vítima permanente no Campeonato. (SEGUE)
Todas as reações:
Os dirigentes trouxeram Valido de volta da aposentadoria (ele já abandonara os gramados havia mais de um ano). Ele jogou apenas os dois últimos jogos do campeonato. E foi dele, do argentino Valido, o polêmico gol que sacramentou a vitória por 1 a 0 sobre o Vasco. Polêmico porque ele fez falta no beque vascaíno na disputa, no ar, em que cabeceou para as redes. Estava fora de forma, não jogava há muito tempo. Nem teria impulso próprio. Estava assim garantido o tricampeonato rubro-negro. O time do Flamengo nesse campeonato era formado por: Jurandir, Nilton Canegal e Quirino; Biguá, Modesto Bria e Jaime de Almeida; Jacy (Valido), Zizinho, Tião, Pirilo e Vevé. Foi a decisão de 1944 que consagrou de vez o duelo Flamengo e Vasco.




Nenhum comentário: