terça-feira, 12 de janeiro de 2021

 

DIREITA E ESQUERDA, VOLVER?

Essa polaridade de esquerda e direita, direita e esquerda, nasce como se sabe na Assembleia Francesa no contexto da Revolução de 1789. Era apenas resultante da colocação dos membros representantes do povo e da burguesia em relação à mesa diretora. Mas seus desdobramentos se avolumam até a atualidade. Durante algum tempo era ruim ser de esquerda e durante outro tempo era ruim ser de direita.

Por acaso a esquerda está ligada a canhoto e canhestro, mal negócio. E a grande maioria da população usa mais a mão direita e o mundo da tecnologia produzia equipamentos e instrumentos que funcionavam melhor com a mão direita. Um instrumento, como a tesoura para uso da mão esquerda requeria encomenda.

No futebol o canhoto é valorizado justamente porque é mais difícil encontrar. Mas fica por aí a diferença, apenas a perna que o jogador usa com mais propriedade.

Na política os dois conceitos ganham sentidos por vezes antagônicos que varrem toda a sociedade. Aqui no Brasil até pouco tempo ser de direita era palavrão. Chegou Bolsonaro soprando o vento dos novos líderes mundiais recém eleitos na onda dos robôs da publicidade dirigida. Essas eleições foram certamente ilegais, mas não havia condições políticas para confrontá-las. O BREXIT foi a demonstração mais chocante, no dia seguinte os ingleses se perguntavam -- o que foi que eu fiz?

Na estratégia global o movimento vinha crescendo, e a quebra do Trump foi decisiva para botar um freio e torná-lo talvez um partido.  O Boris era um líder de peso e o BREXIT foi conseguido com ajuda do Trump. Depois da infecção do Boris ele se tornou mais moderado caminhando no sentido partidário.

Sem Trump o movimento não terá o mesmo fôlego e dependendo do que façam Biden e a Comunidade Europeia poderemos superar essa ameaça impensável anos atrás. Mas não podemos perder a consciência de que a democracia que praticamos não deu conta dos novos tempos e vai precisar se reciclar substancialmente.

Nenhum comentário: