quinta-feira, 29 de junho de 2023

 

DO MARACANÃ VII: Para quem trabalhou 20 anos no jornalismo da TV e esteve centenas de vezes nos jogos do Maracanã e filmava os jogos da Tribuna de Imprensa, por vezes ao lado de Nelson Rodrigues, Armando Nogueira, José Maria Scassa, Simão..... era fácil perceber a diferença de transmissão de jogos do Flamengo, tratados como programa de auditório, e os dos demais clubes, transmissões mais frias. Me lembro de um Fla x Botafogo que em nenhum momento foi mostrada a torcida do Botafogo, como se o Flamengo jogasse sozinho. Não vou detalhar essa área que é fácil de comprovar olhando as gravações se não foram editadas. E os juízes sem mesmo se programar marcavam as pequenas faltas e a inversão de laterais de modo espontâneo a favor do clube mais poderoso e com a possibilidade de ser convidados para compor o time de analistas esportivos, todos comprometidos com o time da Casa. Qual o árbitro que não sonhava com isso?
Como se sabe a sorte também ajuda a quem menos precisa. De alguma maneira o Flamengo conseguia levar as decisões pra o Maracanã, por sorteio ou por regra de pontuação. Claro que o Maracanã já ajudou muito esse clube a se salvar.
E curioso é que meus amigos achavam que a Globo transmitia o Flamengo porque era o jogo que tinha na hora certa para a emissora, e não o contrário. A emissora escalava o jogo a transmitir e o colocava no horário de seu interesse. às vezes, pra atender à Globo, obrigava a torcida a enfrentar os perigos da alta noite para esperar a novela terminar. Brincadeira! Hoje tem jogo a toda hora, não precisam mais esperar a novela.
Gosto
Comentar
Partilhar

Nenhum comentário: