quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Envelhecer

              

ENVELHECER

Envelhecimento é para ser comemorado e não para justificar incompetência governamental e midiática.


A gente lê muita bobagem na mídia sobre o envelhecimento da população e logo extrapola para o desafio da previdência. Uma simplificação burra do assunto. Ignora que o boom de nascimentos de anos anteriores criou uma dificuldade que até hoje não encontra solução: o emprego. Não discute a péssima e excludente educação que não gerou os recursos humanos de qualidade que ampliariam a produtividade, porque para um governo chinfrim produtividade é só produzir o mesmo com menos gente. Não lembra que os sucessivos governos foram imediatistas e não aproveitaram os momentos de bonança da economia, quase sempre reflexos da situação externa, porque sempre insistiram num Brasil fornecedor de matérias primas, incapaz de investir no valor agregado de uma indústria potente, geradora de empregos. Como não governa para criar empregos, não pode sustentar uma previdência. Não é substancialmente por conta do envelhecimento da população que a previdência passa aperto, é porque não tendo produção e emprego, não tem quem pague a previdência. Governos populistas que não são capazes minimamente de aumentar o tempo de trabalho e adiar a aposentadoria, em correlação com o aumento do tempo de vida da população. Muita gente se desiste de buscar emprego ou se aposenta de qualquer maneira por falta de oportunidade de emprego e porque não tendo produtividade não consegue bons salários e prefere sair do mercado a se matar para ganhar miséria imposta por um sistema produtivo capenga. Não são capazes de praticar uma política social igualitária, só geram desigualdade de oportunidades e renda. Os jornalistas, despreparados porque já não precisam cursar a faculdade, desinformados e obrigados a preencher espaços diários na mídia, que pegam qualquer pesquisa duvidosa, fazem leituras parciais dessas pesquisas, alimentam sensacionalismos baratos e vivem do impacto imediato porque amanhã já estarão produzindo novas matérias para provocar novas comoções. Deviam saudar o fato de a população conseguir sobreviver e envelhecer, coisa difícil no país, com a violência matando a juventude e, no raciocínio imediatista da mídia e do governo, reduzindo a pressão pelo emprego. Conseguir envelhecer nesse Brasil não é coisa preocupante, porque a maioria fica pelo caminho!
Se nossos sistemas de saúde, educação, lazer e cultura fossem de qualidade as demandas do envelhecimento da população precisariam de
menos recursos individualmente. Vamos debater o tema mas com gente qualificada para isso, e não perder tempo em afirmações que não se sustentam quando melhor analisadas.

 

Publicado no Face em 4 agosto 2018

Nenhum comentário: