quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Pérolas da Administração

                 

Pérolas da Administração

Práticas do comércio

Por quê nas farmácias Pacheco se pede o CPF e em seguida o nome do consumidor? Aliás, em muitas empresas ocorre essa mesma falha de programa informático. Qual seria a razão?

Por quê a farmácia Raia não dá recibo de caixa com nome do consumidor e é preciso pedir uma nota fiscal?

 

Carteiras de identidade

Em nenhum lugar do comércio se pede carteira de identidade, o CPF a substituiu em toda parte. Então por que não se juntam as duas versões numa só?

Rico não apresenta carteira de identidade, as carteiras são para pobres e classe media.

 

Notas para incluir no Blog

Chico tem salvo-conduto

 

tem o direito de acertar e errar nas coisas de sua vida pessoal. Temos de julgá-lo pela sua produção cultural, ele deixa um legado maravilhoso, um patrimônio cultural inigualável, não tem culpa de ser além disso uma pessoa comum que precisa respirar, errar, construir família, se divertir. Ele merece nosso respeito e admiração pela sua obra musical e poética. Ninguém tem o direito de cobrar dele uma posição política que lhe agrade, pode discordar e lamentar, mas não obrigar e ofender. Queiram ou não o Chico é um patrimônio nacional, devemos ter muito orgulho disso.

 

Distribuição de prestigio entre as ciências

 

Curiosa a distribuição de prestígio no conhecimento fragmentado pela Academia ao seu belo gosto e prazer. Se vem da sociologia é subversivo, se vem pelo direito é negociável e se vem pela economia deve ser verdade. O mais recente premiado da Academia de Ciências ganha o Nobel de economia por um conhecimento que é lugar comum na sociologia. As pessoas podem tomar decisões contrárias aos seus interesses mais óbvios. Marx já falava disso em relação às classes sociais. Muitos sociólogos vêm comentando sobre as contradições atitudinais dos seres humanos, falam dos grupos de referência, do poder da imitação, do peso da herança cultural, etc. Por sorte têm tido a companhia dos romancistas e poetas.  Por sorte têm tido a companhia dos romancistas e poetas, Barbara Tuchman escreveu sobre a Marcha da Insensatez, que eu recomendo.  11\10\17

 

 

Nenhum comentário: