quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Violência nos Estádios

       

Nada justifica a violência, todo mundo sabe disso.  Mas um conjunto de fatores pode ajudar a explicar os acontecimentos em São Januário: torcidas patrocinadas no futebol, por sua natureza mesma, são coletivos apropriados para pessoas mal formadas e oportunistas exercitar seus instintos mais selvagens; dirigentes mal sucedidos insistem em permanecer em seus postos numa atitude patrimonialista que se repete nos clubes e na política brasileira, gerando mal estar e revolta na população e nas torcidas reais; o clima de violência generalizada da cidade contribui para o estresse emocional de todo mundo; juízes despreparados ou autossuficientes multiplicam pequenas faltas e marcam um dos times distribuindo cartões amarelos para mostrar seu poder, mas o que mostram é arrogância e o que provocam é a irritação do time e de todos.

No caso específico, o time do Vasco, que teoricamente seria o alvo da insatisfação da sua torcida, o time pôde sair de campo com tranquilidade. O que explica que o time do Flamengo tenha permanecido no gramado, esquecido da rivalidade visceral dos dois lados? Isso pode ter sido entendido como provocação? Foi provocação ou ingenuidade? O estádio é bonito e seguro, talvez a única coisa boa que a tal administração terá feito. Ele não tem nada a ver com o acontecido, poderia ser em qualquer estádio. Por que não processam e interditam o Eurico, por ilação?      

O estádio em si mesmo é neutro, depende das medidas práticas de segurança, como qualquer lugar na cidade. Se a violência justifica interditar o estádio vamos ter de interditar o próprio Rio de Janeiro!!!                                                                                                                                   Repito que não estou justificando nada, tem mais é que acabar com torcidas patrocinadas.

Nenhum comentário: